quarta-feira, 6 de junho de 2012

Correspondência Interna e Externa

Correspondência interna: geralmente aparece em forma de memorando, do latim “memorandum” que significa “deve ser lembrado”, o mesmo é usado para breves comunicados entre funcionários de uma mesma empresa. Ex: o presidente de uma empresa decide dar a todos os empregados. Se não existisse o memorando, essa ordem seria passada de boca em boca num processo semelhante à brincadeira chamada “telefone sem fio”.

Correspondência externa: é aquela que circula entre a empresa e a rua, em geral, são cartas trocadas entre empresas e os clientes, assim como folhetos de propaganda e etc.



Tipos de correspondência

Cartas simples: Remetente: quem envia, destinatário: quem recebe.

Carta registrada: Recebe um nº de registro ao ser postada.

Carta registrada com AR: Esse tipo de carta só pode ser entregue se alguem do
endereço preencher com nome e data assinando-o.

Sedex: Serviço de Encomenda Expressa.

Sedex 10: Oferece garantia de entrega até as 10h, no dia seguinte.

Sedex Vip: Faz a entrega no mesmo dia.

Encomenda: Toda correspondência em forma de pacote é definida como encomenda. O prazo de entrega é de até 30 dias. O destinatário deve retirá-la
na agência dos correios mais próximo da sua casa.

CEP: Significa código de endereçamento postal.

Telegrama: Ideal para mensagens urgentes. É cobrado o preço por página enviada.

Bibliografia:
FERREIRA, Reinaldo Mathias, Correspondência Comercial e Oficial 14º ed, São Paulo, Editora Ática, 2002.






Vivenciando na prática correspondências internas

Observamos que as instituições (Escola, CEU, Biblioteca, Telecentro) se comunicam internamente através de painéis informativos estrategicamente colocados na passagem das pessoas e na altura da visão. Nestes painéis são expostos memorandos, ofícios, recados, como festivais, shows, informações sobre cursos, atividades escolares, jornais, frases, regras do ambiente, sites e telefones para reclamações como: denúncias, elogios, reclamações e sugestões; folhas dos funcionários informando suas tarefas, suas folgas e suas faltas.

Com essa organização fica mais fácil cumpri tarefas e horários, e realizar com sucesso os eventos. Mas, muito cuidado, se a informação for passada com erros ou de forma duvidosa, pode prejudica toda a empresa e também o funcionário, por isso preste muita atenção nas correspondências internas na sua empresa, escola, pois elas são muito importantes.

O professor trabalhou com a gente uma dinâmica muito interessante, ele convidou 5 pessoas para esperar fora da sala de aula, que iria chamar um por vez. Enquanto isso, ele nos contou uma pequena história: “Do presidente para o diretor: Na próxima sexta-feira, às 17 horas, o cometa Halley estará passando por esta área. Trata-se de um evento que ocorre a cada 78 anos. Assim, por favor, reúna os funcionários no pátio da fábrica (todos usando capacete de segurança), quando explicarei o fenômeno. Se chover, não veremos o raro espetáculo a olho nu”. Ele leu para os que ficaram na sala, todos ouviram e entenderam. Ele chama a primeira pessoa e ler o texto para ela, ele chama a segunda e pede para a primeira contar, ele chama a terceira e pede para a segunda contar. Ele chama a quarta e pede para a terceira contar, e por fim ele chama a quinta e pede para a quarta contar. No final ele pede para a quinta pessoa contar a história para todos da sala. Resultado: aquilo que foi dito a primeira pessoa, chegou a quinta modificada, recortada e acrescentada, ou seja, informação incorreta.


Por: Camila Rodrigues e Ketlyn Santos.

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