ENTREVISTA DE EMPREGO
Se duas pessoas de igual
capacitação técnica estiverem concorrendo a um lugar no mercado de trabalho,
qual delas sairá melhor? Tão importante quanto ser especialista no que se faz é
ter uma boa postura profissional. Ficar atentos a alguns detalhes de
comportamento evitar deslizes que, em determinadas situações, podem ocasionar
prejuízo graves. Se duas pessoas de igual capacitação técnica estiverem
competindo por um lugar no mercado de trabalho, terá mais chances de sucesso
aquela que melhor souber se apresentar e tratar as pessoas.
Alguns passos que marcam pontos – Etiqueta empresarial.
1 - Pontualidade é ponto de honra.
2 - Roupas discretas, sem modismo
(roupas inadequadas).
3 - A primeira impressão é a que
fica.
4 - Porta aberta não significa
“entre”. Pare na porta, sorria peça licença. Ao ser autorizado entre, cumprimente
com um “bom dia” ou expressão adequada para o horário, mas só estenda a mão se
o interlocutor o fizer primeiro, e só sente se for convidado por ele.
5 - Ao conversar olhe nos olhos.
6 - Aprenda a ouvir.
7 - Não se distraia durante a
conversa.
8 - Postura: não cruze os braços,
não se sente de qualquer jeito, jogando o corpo na cadeira. Ao sentar-se esteja
bem acomodado, porém ereto e de forma adequada.
9 - Leia tudo que encontrar sobre
a empresa.
10 - Conheça profundamente o seu
currículo.
11 - Prepara-se para as perguntas
que providencialmente lhe serão feitas, como por exemplo: Quais são seus pontos
fortes e seus pontos fracos? O que está buscando?
Qual é o seu estilo?
Masculino
Feminino
Maiores erros que você pode cometer na entrevista de emprego
Vestir-se de forma inadequada.
Chegar atrasado.
Falar mal da empresa anterior.
Ser perguntado “o que você sabe
sobre nossa empresa” e não saber responder.
Então o que vestir para esta
ocasião?
Lembrando que
“A imagem adequada diz bastante
sobre o profissional”.
Deve usar muito bom senso na hora de saber como se vestir numa entrevista de trabalho, pois não existe uma regra, um modelo adequado, ou as cores certas, então cabe ao candidato preferir um visual formal, sempre analisando o perfil da empresa, e discreto, desta maneira dificilmente quem está procurando emprego irá errar no look, uma vez que as peças de roupas que não deve ser usadas nesta ocasião são obvias.
Invista no seu visual de maneira
sofisticada e sucinta, engrandeça os pontos positivos do seu currículo com
destreza e unindo a uma boa aparência, certamente o candidato estará à frente
de quem não se preocupa adequadamente com o visual na hora de uma entrevista.
Para os homens
Para as mulheres
Referência
Como se comportar numa entrevista de emprego. Disponível em: <WWW.PRIMEIROEMPREGOHOJE.COM.BR/2011/01/26/COMO-SE-DAR-BEM-NA-ENTREVISTA-DE-EMPREGO>.
Acesso em: 25/05/2012.
Etiqueta empresarial – como se portar no ambiente de trabalho. Disponível em: <WWW.METODISTA.BR/JORNAL-METODISTA/87/ETIQUETA-EMPRESARIAL-COMO-SE-PORTAR-NO-AMBIENTE-DE-TRABALHO/>. Acesso em: 25/05/2012.
Roupas adequadas para entrevista de emprego. Disponível em: <http://www.mundodastribos.com/roupas-adequadas-para-entrevista-de-emprego.html>. Acesso em: 28/05/2012.
Vivenciando
a pratica.
Entre
tudo isso que citamos acima, vimos na prática (em sala de aula) que: O cabelo
feminino deve estar bem arrumado, preso ou solto mais desde que esteja de modo
simples e discreto dependendo do perfil da empresa. Na opinião do grupo, o modo
do cabelo não é problema, numa entrevista de emprego séria ideal ele solto pois
o cabelo da um charme a mais á mulher, mais pra trabalhar dependendo do perfil
da empresa e do cargo que a pessoa iria obter o cabelo ficaria melhor preso.
Em
“O Diabo veste Prada” a Andréia era a segunda secretaria de Miranda, uma
editora de moda exigente de uma famosa revista de moda de Nova York, a Runaway.
Ao entrar na empresa Andréia bateu de cara com vários desafios, desde as
vestimentas ate seu comportamento. Vimos à diferença de suas roupas e de seu
cabelo, inicialmente parecia até que Andréia nem se preocupava em se pentear,
depois de alguns conselhos surpreendeu a todos na empresa inclusive Miranda a
“chefona”.
Ainda
no “O Diabo veste Prada” vimos como uma boa Network Profissional pode mudar o
final de qualquer história. Ao ser desafiada em conseguir a edição inédita do
livro de Harry Potter, o manuscrito! Diga-se de passagem. Ela não sabia o que
fazer da vida, pensou inclusive em pedir demissão, desistir de tudo. Através de
um amigo, que trabalhava como editor de uma outra revista, e que tinha
conhecimentos com outras pessoas que trabalhavam na edição do livro do Harry
Potter, ele conseguiu a tempo as cópias do manuscrito, encapado e mais uma
cópias extra.
Tivemos
outro exemplo de uma boa network no filme “A Procura da felicidade”, com Will
Smith. E ainda fizermos um exercício de observação da nossa rede de amizades na
rede social, e separamos entre profissional e pessoal. Foi interessante esta
atividade.
Em
uma empresa acontecerão conflitos, mais todo profissional responsável deve
manter-se calmo e focado, o mais importante nunca desistir, lutar até o fim e
mostrar a todos aqueles que duvidaram da sua capacidade a sua vitória e
conquista.
Sendo
assim deixamos o nosso recado e mostramos aquilo que aprendemos no curso
auxiliar de escritório e...
estamos
dispostos a mostrar tudo o que aprendemos, e não só mostrar, como também praticar
em uma empresa, pois estaremos dispostos a correr atrás dos nossos objetivos.
Por: Marimar Leal
Luana Sousa
Agradecemos a professor Hamilton Oliveira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário