segunda-feira, 11 de junho de 2012


Auto-apresentação - Simulando uma entrevista de emprego

Saiba exatamente quem é você. Parece brincadeira, mas não é. Tente fazer um resumo seu em dois ou três minutos, mencionando suas qualidades, sem parecer egocêntrico. Não é fácil. Por isso, treine antes. Faça resumos até cinco minutos e treine com amigos e parentes, afinal, essa será a grande chance de falar de suas habilidades e pontos fortes.

Uma boa Forma de treinamento é preencher o seguinte formulário:

Eu sou............................................. Tenho.......... anos
Estou estudando/ sou formada em..........................................
E já trabalhei/ estagiei nas seguintes empresas................................... Além do curso que fiz/ estou fazendo, também fiz/ estou fazendo os seguintes cursos extracurriculares................................................
Minhas habilidades principais são......................................................
Estou muito interessado no estágio/ emprego porque acredito que, além de aprender muito com essa empresa, poderia contribuir bastante, já que possuo os principais requisitos para o cago.

Depois de formular sua auto-apresentação, prepare um resumo da empresa que o está contratando. É sempre muito positivo demonstrar conhecimento da empresa, seus principais resultados, seus produtos, campanhas comerciais etc., mostrando, assim, seu interesse pela vaga. Prepare também algumas perguntas a respeito da empresa, como por exemplo, o número de funcionários, os planos de benefícios, taxa /ano de aproveitamento de estagiários/ trainees etc.



Alguns critérios para se dar bem em um emprego

Liderança: A liderança é uma atribuição com vários implicações, e exige conhecimento e compreensão das necessidades da empresa. Como líder, você precisa atender os diversos papéis que tem de desempenhar para lidar com pessoas e situações diferentes. Nunca confunda um líder com um gerente. Gerentes precisam se empenhar na implantação de tarefas especificas. Lideres devem agir como mentores da equipe: são estrategistas que dirigem o jogo e organizam as pessoas.

Espírito de Equipe: Distribua os papéis – Uma equipe eficiente é formada por gente que, além de habilidades especificas de uso função, é capaz de desempenhar papéis distintos como coordenação, implementação, contatos externos ou controle. Na qualidade de líder, verifique se todos os papéis estão sendo desempenhados por pessoas adequadas. Na hora de montar a equipe, associe as atribuições aos talentos disponíveis.

Confiança: A característica mais essencial do trabalho em equipe é a confiança. Esse sentido deve ser estabelecido desde cedo porque o grupo cresce com ele, O trabalho em equipe precisa de ambas para que a confiança mutua se desenvolva.

Visão: Ao planejar a mudança, veja como comunicar claramente sua visão do futuro. Quando as pessoas visualizam como será a mudança completa, elas tendem a se empenhar nela. Saiba que a reação das pessoas á mudança tende a seguir um padrão conhecido a lhes dá o tempo de que precisam para passar pelas etapas de aceitação.


Por: Thayna Maciel Yamaguti

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